terça-feira, 28 de junho de 2011

projeto meio ambiente


ESCOLA ANA OLIVEIRA
SEDE- SERRINHA
PROJETO MEIO AMBIENTE

GENICLÉCIA NASCIMENTO SANTOS





TEMA:
POR UMA VIDA MELHOR!










Serrinha, 2011
Justificativa

O homem tem observado inúmeras transformações no seu  habitat , infelizmente a maioria dessas transformações tem sido para uma qualidade de vida inferior, e, quanto mais o tempo passa, mas o homem vai se desenvolvendo nos  aspecto sócio-intelectual , isso faz com que, novas descobertas existam, seja no setor maquinário ou cientifico. Porém, a cada nova descoberta cientifica, o individuo torna-se mais autônomo, se desprendendo dos aspectos naturais. Por conta disso, esquece que a natureza não é uma maquina produtiva, onde seus elementos são infindáveis, ao contrário, necessita de muitos cuidados para que não venha se esgotar. Dessa forma, a escola ganha uma função a mais, se encarregando de educar no que diz respeito ao meio onde vivemos, e, como cuidarmos para dispor de melhores condições de vida. Educar o cidadão para o ambiente, é conscientizar esse, da necessidade da harmonização entre sujeito, meio e as espécies que habitam nesse planeta. É comum pensarmos em meio ambiente como algo distante, lembramos logo das florestas, da fauna e flora, mas, quando nos referimos a meio ambiente, trata-se de tudo que nos cerca, as ruas, as arvores, a água que usamos, entre outros, fazem parte desse meio ambiente. Por isso, sentiu-se a necessidade de implantação de atividades voltadas para esses fins com a turma do 3º ano matutino, dessa escola, entendendo que a faixa etária é propícia para assimilação de tais ensinamentos.








Objetivos

Geral
Favorecer   a compreensão dos fenômenos naturais, assim como as conseqüências das atitudes humana sobre eles;

Específicos
_ Contribuir para o desenvolvimento de posturas sociais construtivas;
_sensibilizar o alunado para importância da economia de água;
_Promover a integração entre escola e comunidade;
_ Desenvolver competências e valores que levarão a repensar sua postura perante suas atitudes e o meio;












Metodologia

O trabalho dar-se-á de maneira que envolva a comunidade por meio de caminhadas, visitação às residências, participação dos pais na sala de aula. Serão realizadas as seguintes atividades:
_ Aula expositiva sobre o lixo, reciclagem;
_ Aula expositiva e participativa sobre água , como utilizá-la;
_ Passeio pela comunidade expondo os assuntos trabalhados em sala de aula;
_ Construção de painéis sobre queimadas e suas conseqüências;
_ Apresentação de dança relacionado ao tema;
_Seminário com os pais ( envolvendo o tema tratado durante toda semana);

Recursos
_ Som;
_Aparelho de TV;
_Papel ( metro, oficio, cartolinas)
_ cola, piloto;
_ DVD entre outros;


Avaliação
Ocorrerá após o termino da aula, seja de maneira oral ou escrita por meio de atividades;
Ao final da semana os alunos produzirão um texto envolvendo tudo que foi trabalhado

Descrição das aulas ( roteiros)
SEGUNDA- FEIRA

1º Momento
_Historinha sobre a natureza
_ Música  terra planeta água ;
_ Reflexão em torno da temática da música e da historinha;
_ Pequena exposição de idéias por meio de um texto escrito;

2º Momento
_ Introdução sobre o tema meio ambiente;
_ A água importância de sua preservação ( Assunto no caderno);
_ Atividade relacionada
_ Para casa: realizar uma visita em três casas  onde falarão da importância de economizar a água;


TERÇA – FEIRA

1º Momento
_ Bingo com elementos da natureza;
_vídeo com devastação do meio ambiente;
_ Reflexão ;
_Questões escritas sobre análise do filme;
2º Momento
_ A duração do lixo no meio ambiente;
_ Explicação oral;
_ Atividade relacionada;
_ Construção de um porta lápis reciclado; 

QUARTA-  FEIRA
1º Momento
_ Assistir ao filme  A era do gelo;
_ Reflexão em torno da temática do filme;
2º Momento
_ Trabalhar a problemática das queimadas;
_ Economia de energia elétrica; (Reflexão)
_ Convite para os pais assistirem o primeiro momento da alua no dia seguinte;

QUINTA-FEIRA
1º Momento
_ Seminário: tema: O nosso meio e nossa vida;
2º Momento
_ Atividade escrita sobre o seminário;
_ Construção de painel sobre a temática ( em grupos);
_ Exposição dos painéis;

SEXTA-FEIRA
1º Momento
_ Palestra com componente do movimento ambiental raízes;
_ Passeio ao ar livre para observar aspectos do meio ambiente;

2º Momento
_Decoração da sala para o são João com material reciclado;


















Nenhum comentário:

Postar um comentário